Parques
de energia
Solar

Produzindo riquezas
e um mundo melhor

O que é condomínio solar?

O condomínio solar é o compartilhamento de geração de energia solar entre vários consumidores com algo em comum, por exemplo, que estão associados a uma empresa como a Império Solar. Ou seja, uma usina solar distribui sua eletricidade para empresas cadastradas em uma única instituição como a Império Solar.

Como funciona?

Sem necessitar de um investimento inicial e nem espaço para instalação de equipamentos de captação de energia solar, qualquer interessado tem a oportunidade de participar da produção desse tipo de energia limpa e renovável e de ser beneficiado com a economia em sua conta mensal de eletricidade. Os associados ao projeto se beneficiam de uma energia mais barata do que a fornecida pelas distribuidoras tradicionais. Esse modelo de negócio é regulamentado pela Resolução Normativa 687/15 da ANEEL.

Quais os benefícios?

  • O condomínio solar permite que qualquer empresa possa gerar a própria energia solar, sem a necessidade da instalação de painéis solares em seu telhado ou sua propriedade.
  • Sistema de compensação ou a opção de geração compartilhada de energia solar permite que uma empresa receba os créditos de um projeto de energia renovável ao qual está associado. Cada unidade (quilowatt-hora ou kWh) de eletricidade gerada pelo condomínio solar é descontado da conta de energia do participante em uma base de um para um.
  • Isenção tributária, governamentais federais e estaduais como isenção do ICMS, PIS e COFINS, reduzem o custo de instalação de um sistema de geração de energia solar.
  • Projetos de produção de energia solar trazem benefícios ambientais ou sociais. 

Resolução Aneel

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482 E 687/15 MICRO E MINERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Clique e conheça a regulamentação do mercado de energia elétrica, através da Resolução Normativa 482/2012 e a REN 687/15. A entidade reguladora é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que você pode conhecer clicando aqui.